
Cultura

Atuar, interpretar, encenar e transmitir emoções são responsabilidades desse profissional.
E aí, tem haver com você?
Já ouviu aquele papo de que para ser artista precisa nascer com o dom? A história não é bem assim. Talento é importante, mas sem muita dedicação e estudo ninguém progride na profissão. E pra quem pensa que atuar é só decorar falas e fazer caras e bocas na frente das câmeras ou em cima do palco está completamente errado. Ser ator/atriz não é nada fácil: é preciso abrir mão de descanso em feriados, ser muito apaixonado(a) pelo mundo artístico e acima de tudo, gostar do que faz, pois a dedicação é total! Apesar das dificuldades a rotina de quem escolhe essa área é bastante divertida e estar entre pessoas que desenvolvem prática e pensamentos artísticos é sempre um aprendizado.
Vale saber que para atuar na TV, no teatro ou no cinema é necessário ter o DRT (delegacia regional de trabalho), um registro que permite que você trabalhe como profissional. Caso contrário, você até arruma emprego, mas somente como figurante ou amador. Além disso, engana-se quem acredita que para ser ator/atriz é preciso ser desinibido(a). Ser tímido(a) não é um impedimento, mas é preciso saber lidar com isso. O próprio fazer artístico nos permite perceber que a timidez excessiva não é nada legal, nem para o ramo artístico nem pra vida, que pode e deve se expressar sem medo de julgamentos.

O primeiro passo, para quem quer se tornar atriz ou ator é se matricular em um curso de teatro mais próximo de você, é uma ótima chance de ser notavo(a) pelos produtores e pelos famosos “caçadores de talentos”. Outra maneira é fazer oficinas de interpretação para a TV. E por fim, é possível cursar artes cênicas em um curso universitário.
Perfil da profissão
Salário: R$ 1.660,00, mas pode aumentar conforme o número de trabalhos e o peso do currículo.
Formação exigida: cursos de teatro
Qualidades valorizadas: determinação, simpatia e vontade aprender. Além disso os mais experientes, precisam topar qualquer coisa parar encarar a personagem.



Por Greyce Milk